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O passo a passo para implementar um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS)

O passo a passo para implementar um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS)

O passo a passo para implementar um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS)                                                      
Prof. Oceano Zacharias                                                                      

As auditorias da SA 8000 são muito diferentes das demais auditorias se Sistemas de Gestão, tanto na forma como são conduzidas com também na maneira de se evidenciar conformidades. A auditoria é considerada uma ferramenta muito importante do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social. É através dela que poderemos assegurar o atendimento aos requisitos da SA 8000, a melhoria continua e verificar até que ponto a empresa é Socialmente Responsável, e não apenas atendendo aos requisitos.

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A Qualidade e o ser humano

A Qualidade e o ser humano

A Qualidade e o ser humano                                                                  
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Não existe mais lugar para o exercício da autoridade distanciado das equipes de trabalho. A rapidez das adaptações exige maior agilidade no processo decisório e no trabalho em equipe, portanto maior proximidade entre os elementos da gerência e os operacionais. O dirigente está sendo obrigado a repensar sua organização, inclusive o trabalho e a forma como ele vem sendo realizado ao longo do tempo.

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Qualidade e custos: as faces de uma mesma moeda

Qualidade e custos: as faces de uma mesma moeda

Qualidade e custos: as faces de uma mesma moeda                              
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Segundo Feigenbaum, no passado, a qualidade superior era sinônimo de custos altos, mas hoje se sabe que o inverso é verdadeiro, qualidade inferior é sinônimo de refugo, retrabalho, perda de mercado, desperdícios de tempo e mão de obra, ou seja, estar sintonizado com qualidade propicia o uso dos recursos da empresa e conseqüentemente os custos serão reduzidos. Estas idéias ultrapassadas, segundo o autor, advêm da falta de informações ou da dificuldade de se obter os dados referentes aos custos gerados com a qualidade, como também a existência de um paradigma que enunciava que a qualidade não poderia ser medida em termos de custos.

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20 Anos da Qualidade no Brasil

20 Anos da Qualidade no Brasil

20 Anos da Qualidade no Brasil                                                             
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Desde que começamos a atuar no mundo da gestão da qualidade, o tempo foi passando mas parece que foi ontem que tudo teve início. Na verdade, a revolução industrial surgiu por volta de 1800, sendo responsável por profundas modificações na sociedade, pois o sistema de produção até então existente era baseado no artesanato, onde a qualidade estava ligada à perícia do artesão. Assim a principal característica deste novo método de produção foi o emprego de componentes intercambiáveis.

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Sem liderança, o sucesso não chega às empresas.

Sem liderança, o sucesso não chega às empresas.

Sem liderança, o sucesso não chega às empresas.                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Já escrevi que quando se pensa em qualidade, a primeira imagem que vem à mente é a de um bom produto ou de um serviço que é oferecido. Isto porque os clientes exigem o melhor – mas, enquanto fornecedores: como fazer para se oferecer produtos e serviços considerados de alta qualidade? Se a resposta a esta importante questão merece ser profunda e completa, por outro lado há uma característica extremamente simples em todas as empresas que oferecem produtos e serviços de elevada qualidade: o comprometimento.

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Seus clientes são chatos?

Seus clientes são chatos?

Seus clientes são chatos?                                                                  
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Ainda é comum ver empresários, diretores e gerentes de empresas “tocando” seu dia-a-dia como se estivessem no século passado: tratando seus clientes como se fossem fregueses, com vendedores do tipo “tiradores-de-pedidos” e atendentes fazendo o favor de anotar a reclamação do cliente – piorando muito quando o funcionário ainda vocifera ao cliente: “Nós temos qualidade, nós temos ISO 9000”. Que vergonha!

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Código de Ética: um bom começo!

Código de Ética: um bom começo!

Código de Ética: um bom começo!                                                   
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Toda empresa quer boas vendas, bom faturamento e elevada lucratividade — claro! A questão é o como. As organizações que crêem em relações duradouras com seus clientes sabem que seu sucesso está fortemente atrelado à qualidade do seu produto/serviço oferecido – entendendo qualidade no sentido amplo: qualidade do produto, prazos, pontualidade da entrega, atendimento a reclamações, assistência pós-venda, etc. Inclusive existem normas que auxiliam as organizações a atingirem esses objetivos: é o caso da ISO 9000 e o da ISO 10002 — que, se muito bem-implantadas, propiciam a melhoria da qualidade como também o aumento do faturamento.

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A importância de se formar bons auditores da qualidade

A importância de se formar bons auditores da qualidade

A importância de se formar bons auditores da qualidade                         
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Auditar conforme a norma ISO 9001 requer, dos auditores, obter um bom entendimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas e da natureza do seu negócio. Isto explica porque é benéfico para a organização ser visitada antes da sua auditoria de certificação, para ser conduzido o primeiro estágio da auditoria. Este primeiro estágio (pré-auditoria) é feito, inicialmente, para planejar a auditoria de certificação (o segundo estágio), bem como permitir que o auditor obtenha um entendimento da organização.

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A Mulher nas empresas

A Mulher nas empresas

A Mulher nas empresas                                                                  
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

O público masculino domina as empresas. Um domínio em todos os aspectos: em quantidade, nas posições gerenciais e até em salários mesmo que para cargos similares. Isto é justo ou não? Este é um daqueles temas bastante polêmicos que incita as pessoas a tomar partido tendo-se, como não podia deixar de ser, de um lado a opinião masculina e de outro a feminina.

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O mundo está na contramão. Eu não.

O mundo está na contramão. Eu não.

O mundo está na contramão. Eu não.                                                   
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Tenho orgulho de ser brasileiro! E quando ouço alguém falando mal do meu país, meu orgulho de ser brasileiro me atazana e me enrijece – realmente eu não gosto, e isto externo com firmeza. Mas temos que reconhecer que em alguns pontos precisamos modificar. Nem me refiro aqui aos aspectos politiqueiros, ou à tributação excessiva impingida pelo governo e nem às falcatruas e desmandos apadrinhados pela lentidão judiciária. Refiro-me a algo muito mais próximo de cada um de nós: nossas empresas.

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A Responsabilidade Social e a pilantropia

A Responsabilidade Social e a pilantropia

A Responsabilidade Social e a pilantropia                                             
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Tenho orgulho de ser brasileiro! E quando ouço alguém falando mal do meu país, meu orgulho de ser brasileiro me atazana e me enrijece – realmente eu não gosto, e isto externo com firmeza. Mas temos que reconhecer que em alguns pontos precisamos modificar. Nem me refiro aqui aos aspectos politiqueiros, ou à tributação excessiva impingida pelo governo e nem às falcatruas e desmandos apadrinhados pela lentidão judiciária. Refiro-me a algo muito mais próximo de cada um de nós: nossas empresas.

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ISO 9001 Consolida Gestão de Qualidade

ISO 9001 Consolida Gestão de Qualidade

ISO 9001 Consolida Gestão de Qualidade                                          
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Na busca do aperfeiçoamento contínuo do atendimento ao associado, a Abimaq avançou cada uma das etapas de uma trajetória vitoriosa visando o aperfeiçoamento do seu sistema de gestão de qualidade. Em 2005, conquistou a ISO 9001, tornando-se uma das únicas entidades de classe do Brasil a obter a certificação.

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Por que ter um bom organograma empresarial?

Por que ter um bom organograma empresarial?

Por que ter um bom organograma empresarial?                                       
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

As organizações são o tipo de sistema social predominante das sociedades industriais. Antes a sociedade era constituída de inúmeros pequenos sistemas sociais desorganizados, hoje são as organizações que estão cada vez maiores e melhores estruturadas, que dominam o panorama social contemporâneo. No passado, eram a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar, de caráter agrário, artesanal, ou eventualmente comercial. Dos sistemas sociais dominantes, no mundo moderno, apenas a família, embora muito modificada, conserva sua importância.

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Um modelo para o gerenciamento de fábrica (Parte 2)

Um modelo para o gerenciamento de fábrica (Parte 2)

Um modelo para o gerenciamento de fábrica (Parte 2)                          
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Na verdade, as mudanças no mercado estão acontecendo rapidamente, tanto externas, como as necessidades dos clientes e as alterações na legislação, quanto internas, devido aos planos estratégicos e as constantes alterações nos produtos e serviços. Embora as primeiras sempre puxem as segundas, e para que um negócio seja competitivo, as respostas devem ser igualmente rápidas. (mais…)

Um modelo para o gerenciamento de fábrica (final)

Um modelo para o gerenciamento de fábrica (final)

Um modelo para o gerenciamento de fábrica (final)                                  
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

As mudanças no setor de manufatura estão e vão continuar acontecendo, queira um indivíduo ou não, queira uma empresa ou não. O fator que leva às mudanças é algo muito mais forte que um indivíduo ou uma única organização, faz parte da evolução do ser humano, é a sua inconformidade com seu estado atual. Apoiado pelos desenvolvimentos da tecnologia, a busca constante por melhores condições de vida leva às mudanças com velocidades cada vez maiores, e quem não acompanhar ficará para trás e, dependendo do quanto ficar atrasado, esta defasagem pode se tornar irrecuperável. (mais…)