Atualmente, em um ambiente crescentemente complexo, competitivo e global, as empresas enfrentam desafios cada vez maiores. Em busca da eficácia, eficiência, qualidade, inovação, competitividade em geral. Se sua empresa tem mais de dez funcionários, provavelmente já precisa de algum sistema que auxilie a gestão.
O tempo necessário para implementação depende de um conjunto de fatores tais como:
A norma ISO 9001 está alicerçada em oito princípios:
FOCALIZAÇÃO NO CLIENTE As organizações existe para servir os utentes. Satisfazer as necessidades dos utentes deve ser uma preocupação de todos. LIDERANÇA A liderança é indispensável para assegurar compatibilidade entre objectivos, traçar e implementar uma estratégia para os alcançar. ENVOLVIMENTO DE TODOS Implementar um bom sistema de gestão da qualidade depende do envolvimento de todos. Para obter o envolvimento de todos é necessário desenvolver de um bom clima organizacional, onde os colaboradores conhecem os objectivos da Organização, o seu papel na sua prossecução e estão empenhados em os alcançar. ABORDAGEM POR PROCESSOS Para atingir os objetivos organizacionais, os recursos e atividades têm de ser geridas por processos, percebendo que as saídas de um processo serão as entradas de outro. ABORDAGEM DA GESTÃO COMO UM SISTEMA Identificar, compreender e gerir os processos como um sistema, contribui para que a organização atinja os seus objetivos com eficácia e eficiência. Este propósito é atingido por meio de uma série de processos inter-relacionados, que devem ser controlados e continuamente melhorados. MELHORIA CONTÍNUA A criação de uma dinâmica de melhoria é um dos princípios de gestão mais importantes. Uma organização “parada” corre o risco de ser ultrapassada pela concorrência. Um dia sem melhorias é um dia perdido. TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM FATOS Todas as decisões no seio da Organização deverão basear-se na análise lógica e intuitiva de factos. RELAÇÃO DE BENEFÍCIO MÚTUO COM FORNECEDORES Uma relação construtiva com os fornecedores permite gerar ao longo de toda a cadeia de produção ganhos para todas as partes.
A certificação é o reconhecimento formal da Qualidade de uma organização. Com a certificação comprova-se que a organização gere um sistema de gestão da qualidade conforme com as boas práticas de gestão e com os princípios da gestão da qualidade. Os princípios de gestão da qualidade estão refletidos na norma ISO 9001 que serve de referencial para a certificação de sistemas de gestão da qualidade. As organizações candidatas à certificação têm que construir um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conforme com esta norma sendo de seguida auditadas por uma entidade certificadora competente. O certificado tem uma validade de três anos, sendo contudo as organizações auditadas anualmente.
O prazo de implementação de um SGQ depende em primeiro lugar do ponto de partida. As empresas bem- estruturadas e com bons princípios de gestão normalmente precisam de pouco investimento, bastando documentar as atividades, estruturar o manual da qualidade, os procedimentos e instruções e criar mecanismos que permitam evidenciar os resultados. Outras, com pouca estrutura, necessitam de um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir em formação e modernização de tecnologias e instalações. O que é importante considerar na estimativa do investimento necessário é o quanto a empresa necessita de mudar, inclusive sobre aspectos comportamentais. O investimento pode ser mínimo (apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), ou significativo. Só é possível avaliar, efetuando o diagnóstico da empresa.
As normas podem ser compradas nos sites www.abnt.org.br ou www.target.com.br
Voltar