ISO 9001 Consolida Gestão de Qualidade

ISO 9001 Consolida Gestão de Qualidade                                          
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Na busca do aperfeiçoamento contínuo do atendimento ao associado, a Abimaq avançou cada uma das etapas de uma trajetória vitoriosa visando o aperfeiçoamento do seu sistema de gestão de qualidade. Em 2005, conquistou a ISO 9001, tornando-se uma das únicas entidades de classe do Brasil a obter a certificação.

O índice de satisfação dos associados, medido por pesquisas anuais sobre o padrão de atendimento da Abimaq, aumentou a cada ano, passando de 94,63%, em 2004, para 95,8%, em 2005, chegando a 97,27% em 2006. Além disso, a ISO é mantida por meio de novas auditorias, que vêm atestando a melhoria constante do sistema de qualidade e conseqüente merecimento e continuidade da certificação.

 

AUDITORIAS CONFIRMAM CERTIFICAÇÃO

 

O projeto de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001:2000 da Abimaq foi iniciado em 2004. Visando a excelência e atender às necessidades dos associados com eficácia, a entidade passou por diversas etapas. Com o apoio da consultoria Quality e o envolvimento de todos os colaboradores, as seções, como eram chamadas, foram ultrapassadas uma a uma: objetivo, referência normativa, termos e definições, sistemas de gestão de qualidade, responsabilidade da direção, medição, análise e melhoria, gestão de recursos humanos e realização do produto.

 

Após esse processo, a Abimaq alcançou um importante estágio na via da qualidade. Passou com êxito pela auditoria de certificação realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2005, o que lhe garantiu a indicação pelo órgão de normatização International Organization of Standardization (ISO) para receber a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com a Norma NBR ISO 9001:2000.

 

Mais um passo adiante, em 13 de fevereiro de 2006, a Abimaq recebeu a certificação da ISO, cuja validade segue até 19 de janeiro de 2009. “Trata-se de um marco histórico, já que agora temos um sistema de qualidade que controla todos os serviços prestados”, comemorava o presidente da entidade, Newton de Mello, apoiado pela diretora de Tecnologia, Christina Stein, e o gerente-geral, Claudio Cavalheiro.

 

Na ocasião, afirmava, “vamos continuar trabalhando para manter viva a certificação, já que teremos novas auditorias para atestar seu merecimento e continuidade”. De fato, semestralmente, a entidade passa por auditoria da ABNT para verificar o progresso, a melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade que, em junho deste ano, completa a terceira etapa. E em todas elas foi mantido o enquadramento na norma.

 

ÍNDICE DE 97% DE SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS

 

A última Pesquisa Anual sobre o Padrão de Atendimento da Abimaq atingiu resultado recorde de 97,27% de satisfação dos associados, de acordo com a maior amostra da série – 37% de participação das empresas. A pesquisa anterior, sexta da série, obteve 95,8% de satisfação, resultado relativo a 35,6% do quadro de filiados, enquanto a 5ª. pesquisa anual, referente a 2004, apontava índice de satisfação de 94,63%, com amostra de 30%.

 

O levantamento, que mede estrutura de serviços, atendimento no geral e serviços mais utilizados, também apura o conhecimento e interação das empresas associadas com os serviços e atividades da Associação.

 

O índice de aprovação foi bastante elevado na maioria dos quesitos. De acordo com a pesquisa, os profissionais da entidade atendem os associados com rapidez e cortesia (98,7%), os serviços prestados pela Abimaq apresentam um elevado padrão de qualidade e eficiência (97,88%) e as respostas às consultas dos associados são fornecidas dentro dos prazos estabelecidos (96,72%).

 

Entre os serviços mais utilizados destacam-se a consultoria jurídica no geral, seguida pelas áreas de Desenvolvimento e Capacitação Profissional, que inclui palestras, seminários, cursos e treinamentos, e de Análise e Apoio Técnico, que abrange estudos de similaridade e acompanhamento de ex-tarifários.

 

INFORMAQ – Órgão Oficial do Sistema Abimaq – Edição 103 – Junho/2007

 

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