Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
2/10/2008
Comunicação é Competência

Comunicação é Competência
Prof. Oceano Zacharias

A comunicação se faz presente a todo instante em nossa vida, seja por meio da escrita, de figuras, gestos, postura etc. e, no entanto, muito se reclama da falta de comunicação dentro das empresas. Por que será?

De início, porque as pessoas crêem que a comunicação é uma arte ou um dom. É verdade, mas também é uma técnica, e sendo assim, ela pode ser aprendida e continuamente melhorada.

O primeiro passo é você entender muito bem que:

“Comunicação não é o que você fala, é o que seu interlocutor entende”.

De que adianta você explicar alguma coisa para alguém e, no final, ao perguntar se entendeu ele responder que sim? O que ele entendeu pode não ter sido o que você queria explicar. O melhor é, então, você pedir que a pessoa lhe explique, com suas próprias palavras, o que ela entendeu – aí você saberá se de fato ela entendeu ou não.

Segundo: certifique-se de que a informação está completa e com os detalhamentos necessários para o bom entendimento do assunto.

O terceiro passo é você conhecer muito bem o assunto sobre o qual está tratando: quanto mais você dominar o assunto, melhor comunicador você será. O domínio do tema oferece segurança e dá confiança.

Mas tem algo importante que você deve saber sobre uma boa comunicação: coloque-se na posição do seu interlocutor para tratar sobre o assunto da forma que ele gostaria, ou até da forma que ele consegue entender. Enxergue-o como seu cliente (e é, porque você está “vendendo” uma idéia!) e fale na linguagem dele.

Siga esses passos e desperte o comunicador que existe em você.



Veja Outros
Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual