Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
9/4/2009
O Iceberg

O Iceberg
Prof. Oceano Zacharias

Existe um iceberg bem pertinho de você!

Estou falando do iceberg que faz uma pessoa fracassar e faz uma empresa sucumbir. Mas nós é que somos culpados pela sua existência.

O iceberg verdadeiro é uma massa de gelo que flutua nos mares gelados; muito conhecido por ficar com uma pequena parte exposta, escondendo cerca de 90% do seu tamanho.

E assim é o nosso iceberg organizacional: controlamos, sabemos e conhecemos o que fica à mostra, mas desconhecemos o que fica escondido. A empresa de sucesso do séc. XXI é aquela que consegue ter mecanismos para reduzir cada vez mais a parte do iceberg que fica escondida. A organização deve ter um excelente Sistema de Gestão da Qualidade para trazer à tona os problemas de qualidade, retrabalho, atrasos e prazos de entrega – inclusive entre departamentos. Deve ter um Sistema de Custos (não é contabilidade) eficiente que consiga detectar perdas e improdutividades para serem corrigidas e eliminadas; e um Sistema de Cargos & Salários bem estruturado com base em competências de função, que garanta a contratação de pessoas comprometidas com seus trabalhos e promova aqueles que realmente mereçam pelos méritos e conquistas obtidas. E assim gradativamente a empresa vai reduzindo a parte escondida do seu iceberg e aumentando a parte exposta.

E com as pessoas é a mesma situação: muitas não têm o comprometimento devido com seu trabalho, conhecem pouco do que fazem, deixando muito por conhecer na parte escondida do seu iceberg, gastam muito tempo da sua jornada em bobagens pela Internet, comunicam-se muito mal etc. E é claro que o que recebem é também como o iceberg: é pouquinho, porque fazem pouco por merecer, deixando de ganhar a grande parte que fica submersa pela incompetência.

E não adianta fugir do iceberg, que sempre vai perseguir você. A única chance que você tem é de enfrentá-lo e destruí-lo, pegando-o por baixo.

Veja Outros
Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual