Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
Clique nas letras:
Selecione a inicial do Cliente

Glossário - I

IMPLEMENTAÇÃO DA QUALIDADE - Processo que transforma o conjunto de planos, programas e estratégias de qualidade em ações, de forma a atingir os objetivos e metas da qualidade.

 

INCERTEZA - Grau de erro cometido em resultados de medidas.

 

INPUT (ENTRADA) - Conjunto de meios materiais e/ou informações utilizadas em um processo para a produção de produtos, serviços e/ou informações.

 

INSATISFAÇÃO DO CLIENTE - 1. Estado de não-aceitação com relação a determinada situação.  2. Não-atendimento aos requisitos da qualidade esperados ou acordados com os clientes.

 

INSPEÇÃO - Avaliação da qualidade de alguma característica relacionada a um padrão.

 

INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO - Inspeção de item, material, produto ou serviço no estado e no estágio de recebimento, realizado pelo cliente ou seu representante legal.

 

INSPEÇÃO DE ROTINA - Inspeção periódica e contínua de itens, materiais, produtos, serviços ou sistemas de um processo de produção contínuo ou por batelada.

 

INSPEÇÃO DURANTE O PROCESSO - Inspeção realizada em vários estágios do processo de produção ou prestação de serviço, antes da inspeção final e em seqüência ao processamento.

 

INSPEÇÃO FINAL - 1. Ensaio ou exame de um componente em ensaio de vida contra requisitos de ponto final, após o componente ter sido submetido à solicitação do ensaio de vida.  2. Uma inspeção realizada em etapas sucessivas, ou após a última etapa de uma fabricação, montagem, retrabalho, modificação ou prestação de um serviço.

 

INSPEÇÃO NORMAL - Inspeção utilizada de acordo com um esquema de amostragem para aceitação, quando um processo for considerado estar operando no nível de qualidade aceitável.

 

INSPEÇÃO REDUZIDA - Severidade de inspeção num nível abaixo da severidade da inspeção normal.

 

INSPEÇÃO RETIFICADORA - Remoção ou substituição de itens ou unidades defeituosas durante a inspeção da totalidade ou de um determinado número especificado de itens ou unidades de produto ou serviço, de um lote ou batelada que não tenha sido aceito por amostragem para aceitação.

 

INSPEÇÃO TOTAL MÉDIA (ITM) - Número médio de unidades inspecionadas por lote baseado no tamanho da amostra para lotes aceitos e em todas as unidades inspecionadas para lotes não-aceitos aplicável quando o procedimento determina inspeção 100% dos lotes rejeitados.

 

INSPEÇÃO VISUAL - Método de inspeção no qual o operador ou inspetor acompanha a evolução de uma atividade, processo, produto ou serviço, apenas visualmente.

 

INSPETOR - Pessoa com conhecimento e habilidade para exercer atividades de inspeção e controle da qualidade.

 

INSTRUÇÃO - Documento contendo detalhes para o cumprimento de um procedimento, tarefa ou norma relativos à qualidade.

 

INSTRUÇÃO DE TRABALHO - Documento normativo que se destina a descrever a maneira correta de executar uma operação e/ou tarefa, de modo simples e direto.

 

INSTRUMENTAÇÃO - Conjunto de técnicas e instrumentos utilizados para observar, medir, controlar e atuar em fenômenos físicos.

 

INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO - Dispositivo utilizado com o propósito de fazer uma medição, sozinho ou em conjunto com equipamento suplementar, que pode ser usado para transferir um valor comparativo para algum parâmetro desconhecido.

 

INTERCAMBIALIDADE - Possibilidade de utilização de um item, componente ou produto no lugar de outro(s), sem necessidade de adaptação ou ajustes para satisfazer aos requisitos necessários.

 

INTERVALO - Separação em número, tempo ou espaço entre dois eventos.

 

INTERVALO DE CLASSE - 1. Amplitude de uma classe, ou seja, diferença entre o maior valor (limite superior) e o menor valor (limite inferior) de uma classe.  2. Em uma distribuição de freqüências que apresente classes de mesma largura, é a diferença entre quaisquer dois valores médios consecutivos.

 

INTERVALO DE CONFIANÇA - Faixa de valores entre dois limites de uma característica da qualidade que, dentro da confiança estabelecida, necessariamente conterá a média prevista.

 

INTERVALO DE TOLERÂNCIA - Intervalo compreendido entre os valores-limite superior e inferior de tolerância, ou seja, área na qual os valores de uma característica mensurável estão dentro da especificação.

 

INVESTIGAÇÃO - Estudo cuidadoso e detalhado de um item, material, produto, serviço, processo, sistema ou quantidade, com o objetivo de se chegar a uma conclusão e de se tomar alguma medida.

 

ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normalização).

 

ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION) - Criada em 1946 por 25 países, entre desenvolvidos e em desenvolvimento - inclusive o Brasil - e sediada em Genebra, na Suíça, a ISO destina-se a criar normas técnicas para compatibilizar os interesses entre clientes e fornecedores e subsidiar contratos comerciais.

 

ISO 9000 - Conjunto de normas que visa padronizar e melhorar a qualidade das empresas.

 

ITEM - Termo genérico que engloba estruturas, sistemas, subsistemas, equipamentos, unidade funcional, componentes, instalações, conjuntos, peças ou materiais que possam ser considerados individualmente e/ou ensaiados separadamente.

 

ITEM DEFEITUOSO - Item que contém um ou mais defeitos.



Voltar
Voltar

Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual