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TUDO SOBRE QUALIDADE

A prtica do controle da qualidade o cerne do Total Quality Control (TQC) e obrigao de todos. O controle da qualidade total um novo modelo gerencial centrado no controle do processo, tendo como meta a satisfao das necessidades das pessoas. O controle da qualidade, no contexto do TQC, exercer o controle sobre as dimenses da qualidade. O objetivo mais importante deste controle garantir a qualidade do seu produto para seu cliente externo ou interno. deste objetivo que provm o famoso conceito: O prximo processo o seu cliente, levando a uma seqncia no acompanhamento dos tens de controle e ferramentas tradicionais da qualidade.Os itens de controle visam a medir a qualidade total dos resultados do processo de cada um, permitindo que este processo seja gerenciado (atuando na causa dos desvios) atravs destes ndices. Estes ndices so obtidos atravs da avaliao do nvel de criticidade de cada processo, aquilo que for considerado crtico para o resultado do processo deve ser controlado continuamente.Para melhor identificao e acompanhamento dos itens de controle e dos processos, como um todo, sugere-se o uso das ferramentas da qualidade. Considera-se usualmente como ferramentas tradicionais da qualidade aquelas de desenvolvimento ocorrido h mais tempo ou aquelas importadas de outras cincias. No primeiro caso, esto os grficos de controle, criados na dcada de 20; no segundo estruturas de representao de dados, como os histogramas, que compem o instrumental comum da estatstica. Nota-se nestas ferramentas a forte nfase para o controle da qualidade, com aes mais voltadas para a avaliao da qualidade em processos e produtos. As sete ferramentas da qualidade, segundo Werkema (1995) so:

1. diagrama de causa-efeito

Tambm conhecido como grfico de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa (que o criou em 1943). Trata-se de um instrumento voltado para a anlise de processos produtivos. Sua forma similar espinha de peixe, onde o eixo principal mostra um fluxo de informaes e as espinhas, que para ele se dirigem, representam contribuies secundrias ao processo sob anlise. O diagrama ilustra as causas principais de uma ao, ou propriedade, para as quais convergem sub-causas (causas menos importantes), levando ao sintoma, resultado ou efeito final de todas (interao) e cada uma (reflexos isolados) dessas causas. O diagrama permite a visualizao da relao entre as causas e os efeitos delas decorrentes;

2. Histograma

Estruturas utilizadas na estatstica para a representao de dados. Trata-se de um sumrio grfico da variao de uma massa de dados. A representao dos dados sob forma de histograma facilita a visualizao do padro bsico, que identifica a populao de onde foram extrados, o que no seria possvel em tabelas convencionais;

3. Grficos de controle

Grficos desenvolvidos por Sherwhart, na dcada de 20, que especificam limites superficiais e inferiores, dentro dos quais medidas estatsticas associadas a uma dada populao so plotadas. A tendncia da populao mostrada por uma linha central; as curvas determinam a evoluo histrica de seu comportamento e a tendncia futura;

4. Folhas de checagem

Dispositivos utilizados para o registro de dados. As folhas so estruturadas conforme necessidades especficas de seus usurios e, por isso, apresentam extrema flexibilidade de elaborao, utilizao e interpretao. Estas folhas no devem ser confundidas com check lists (listagens de itens a verificar);

5. Grficos de Pareto

Grficos utilizados para classificar causas que atuam em um dado processo de acordo com seu grau de importncia. Utiliza-se, aqui, uma analogia com princpios de economia fixados por Vilfredo Pareto, no sculo passado, segundo os quais apenas uma pequena parcela de pessoas detinha a maior parte da renda. Juran utilizou o mesmo princpio na dcada de 50 para mostrar que os principais defeitos so derivados de um pequeno nmero de causas;

6. Fluxogramas

Representaes grficas das etapas pelas quais passa um processo. Como em programao computacional, os fluxogramas permitem rpido entendimento de como o processo opera;

7. Diagrama de disperso

Tcnicas grficas para analisar as relaes entre duas variveis. Usando o sistema cartesiano bidimensional de coordenadas, considera-se como independente a varivel que faz a predio e dependente, a varivel a ser predita. No espao entre eixos, aparecero possveis relaes entre as variveis.O objetivo bsico destas sete ferramentas auxiliar seus usurios a entenderem o processo, para providenciar o meio de melhor-lo. Alm destas sete ferramentas pode ser includa mais uma:

8. brainstorming

utilizado para auxiliar um grupo a criar tantas idias quanto possvel no menor espao de tempo possvel. Utilizando-se de tantas quantas forem necessrias as tcnicas grficas como auxiliares do raciocnio, as quais focalizam a ateno dos usurios no aspecto mais importante do problema. Entretanto, igualmente importante exercitar o raciocnio para englobar todos os aspectos do problema ou da soluo deste. Com o uso de ferramentas de qualidade possumos um controle maior de nossos processos, ento podemos normalizar, para isso precisamos de orientao, e a norma ISO faz esse papel.
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