Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
Eficiência energética

Uma leitora me enviou uma correspondência querendo saber se existe alguma lista de eletrodomésticos com maior eficiência energética, já que ela está procurando ser ambientalmente correta? O governo implementou o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) a fim diminuir o desperdício de energia elétrica no país e buscar a eficiência energética no setor elétrico, que visam à realização de algumas metas essenciais: o desenvolvimento tecnológico; segurança energética; eficiência econômica, novos parâmetros incorporados à cidadania e a redução de impactos ambientais.

Para o Procel, os impactos ambientais incluem:

  • Nas usinas hidrelétricas que tendem a alagar áreas extensas, modificando o comportamento dos rios barrados. A biota (conjunto dos seres vivos) e os ecossistemas podem ser alterados. A vegetação submersa decompõe-se, dando origem a gases como o metano, que tem impacto no chamado “efeito estufa” e causando mudança no clima. Cidades e povoações, inclusive indígenas, podem ser deslocadas pela construção da barragem. O novo lago pode afetar o comportamento da bacia hidrográfica. Com a operação, mais tarde, ocorrem assoreamentos que, em conjunto com outros fatores, podem ocasionar mudanças na qualidade da água.
  • Nas usinas térmicas a combustíveis fósseis causam outros tipos de poluição ambiental. Elas emitem uma série de gases de efeito estufa como o dióxido e o monóxido de carbono, o metano e, no caso das térmicas à carvão e óleo, emitem óxidos de enxofre e nitrogênio, que na atmosfera, dão origem às chuvas ácidas que prejudicam a agricultura, as florestas e até mesmo monumentos urbanos.
  • Nas usinas nucleares que aproveitam a energia da fissão dos átomos de urânio e de plutônio. Embora sejam cada vez mais seguras, elas envolvem o risco de acidentes que podem causar vazamentos de radiação para o meio ambiente com as notórias conseqüências graves que os acompanham.

Todas estas formas de geração de energia elétrica envolvem, também, o risco de impactos ambientais associados a outros estágios da cadeia de produção, transporte e distribuição de energéticos. Assim, há impactos associados, por exemplo, à extração do urânio ou carvão nas minas, que modifica a paisagem e gera rejeitos que afetam solos agricultáveis.

Já há algum tempo o setor elétrico vem realizando estudos e pesquisas e tomando medidas práticas na área ambiental que contribuem para diminuir estes impactos. Mas e a redução dos impactos ambientais? A redução dos impactos ambientais surge como uma meta e uma preocupação, no sentido de garantir a qualidade de vida dessa e das futuras gerações. Numa sociedade de consumo que exige cada vez mais conforto, a geração, a transmissão, a distribuição e o uso da energia (assim como todas as formas de atividade econômica e social), podem causar impactos negativos ao meio ambiente.

A produção de energia implica, necessariamente, na exploração de recursos naturais e emissão de rejeitos no meio ambiente. Os rejeitos das atividades industriais e agrícolas são despejados nos solos, nas águas e no ar, modificando a paisagem e o clima, afetando os ecossistemas, a fauna e a flora.

Quanto maior o nível de atividade econômica, maior o uso da energia e maiores os impactos ambientais deste uso. Assim, a eficiência energética pode trazer muitos benefícios, pois: aumenta a segurança no abastecimento de energia, contribui para a eficiência econômica, reduz os impactos ambientais. Estes três itens se complementam, implicando na redução da energia necessária por unidade de produto econômico, aumentando a eficiência da economia e garantindo que a mesma produção possa ser obtida com menos energia e, portanto, com menor uso de recursos naturais e menores danos ambientais.

 

Fonte: Qualidade Online



Voltar
Voltar

Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual