Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
Mantendo sua empresa sustentável com a Quality®
O século XXI traz novos desafios aos setores produtivos e as preocupações com as questões ambientais passam a ocupar espaço prioritário para o sucesso do desenvolvimento econômico mundial. Cada vez mais o consumidor começa a selecionar produtos ecologicamente eficientes e cada vez mais a indústria sente a vantagem em adotar e promover tecnologias para estes produtos.

Os antigos padrões industriais vêm sendo globalmente substituídos por um novo comportamento, baseado em um conceito sustentável de desenvolvimento, que prima pela qualidade ambiental integrada aos processos produtivos para agregar vantagem econômica e competitiva. Atualmente, um empresário conquista o mercado quando compreende que o seu processo produtivo deve ser desenvolvido nos pilares da ecoeficiência. Isto é, uma empresa é competitiva quando sabe produzir de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente compatível. Isto faz com que os empresários invistam, cada vez mais, em processos e produtos que não agridam o meio ambiente.

No entanto, as empresas caminham para o desenvolvimento sustentável não apenas pelo seu benefício ambiental, mas, principalmente, pela sua razão econômica. É do interesse do empresário utilizar a tecnologia mais eficiente, que poupe mais matéria- prima, que recicle os resíduos da empresa, que evite conflitos com a comunidade, que previna reclamações do cliente e que o livre das punições da lei. A legislação ambiental torna-se progressivamente mais severa, e a remediação dos passivos ambientais mais onerosos para o poluidor.

Poder divulgar a ecoeficiência tornou-se sinônimo de evolução industrial e a melhor garantia que uma empresa pode ter para conquistar espaço significativo no mercado atual . A vida nos exige mudanças hoje, para que possamos continuar competindo amanhã.

PRODUÇÃO MAIS LIMPA POR QUÊ?
A produção mais limpa consiste em observar como está sendo realizada uma ação produtiva e corrigir o que pode ser melhorado neste processo, com a finalidade de diminuir ou evitar desperdícios, aproveitando melhor a matéria- prima e os insumos de produção, estimulando o desenvolvimento e garantindo a qualidade do produto nas exigências do mercado atual. Maneiras erradas de conduzir determinados processos produtivos causam um desequilíbrio ambiental que, além de pôr em risco a saúde humana, resulta em enorme prejuízo econômico e produtivo.

Produção mais Limpa e Técnicas de Fim- de- tubo
Qual a diferença?
A Produção mais Limpa é uma Ação Preventiva que busca evitar a geração dos resíduos através do aproveitamento máximo das matérias- primas utilizadas durante o processo produtivo. Já técnicas de fim- de- tubo são ações que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resíduos, ao dar-lhes tratamento. Não solucionam o problema, principalmente nos casos de efluentes líquidos e emissões gasosas. Portanto, o fim- de- tubo só é válido para tratar aqueles resíduos que não puderam ser evitados no processo, sendo considerado uma alternativa de remediação enquanto a Produção mais Limpa é uma proposta de solução.

TECNOLOGIAS LIMPAS, O CAMINHO DA ECOEFICIÊNCIA
Junto da Produção mais Limpa, as tecnologias limpas são importantes ferramentas do desenvolvimento sustentável e estão ocupando, com certeza, o mercado de tecnologias do futuro. A geração de novas tecnologias permite que os processos industriais se tornem cada vez mais eficazes, econômicos e ecologicamente corretos. Uma empresa será sempre capaz de competir se possuir potencialidades, excelentes funcionários, produto, mercado , clientes e, sobretudo, tecnologia adequada.

PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
A aplicação da Produção mais Limpa é um método de abordagem que integra uma estratégia econômica, tecnológica e ambiental aos processos e produtos, com a finalidade de aumentar a eficiência no uso de matérias- primas e insumos básicos, através da redução dos desperdícios, não- geração, minimização ou reciclagem, principalmente interna, dos resíduos gerados, proporcionando benefícios econômicos e ambientais para a empresa cliente. Trata-se, basicamente, da aplicação de ações que permitem qualificar a empresa quanto ao emprego eficiente de matérias- primas durante o processo produtivo. O programa também pode ser aplicado na etapa de elaboração de um empreendimento novo, possibilitando ao empresário antecipar-se aos tratamentos convencionais, tanto no processo, como também na escolha dos equipamentos com melhor performance.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
• Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa cliente
• Racionalizar o uso de insumos
• Reduzir os desperdícios
• Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais
• Aumentar a competitividade , atualizando a empresa com as exigências do mercado
• Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental
• Permitir a obtenção de indicadores de eficiência
• Documentar e manter os resultados obtidos
• Promover e manter a boa imagem da empresa, divulgando a ecoeficiência da produção e a qualidade dos produtos oferecidos


VANTAGENS MERCADOLÓGICAS DO PROGRAMA
A proteção ambiental aliada ao desenvolvimento econômico é uma iniciativa que, além de aumentar a produtividade, vem sendo reconhecida pela certificação ambiental de sistemas e produtos, o que permite que a empresa tenha a oportunidade de agregar maior valor ao serviço oferecido e ocupar uma situação privilegiada em relação aos seus concorrentes, posicionando-se como entidade ambiental e socialmente segura.

METODOLOGIA: BUSCAR AS SOLUÇÕES NA ORIGEM DOS PROBLEMAS
Com um enfoque diferenciado das abordagens tradicionais dos problemas ambientais, a metodologia procura identificar a origem dos problemas através de uma rigorosa avaliação do processo de produção, propondo soluções que trazem vantagens econômicas, ambientais e tecnológicas, gerando uma inovação interna na empresa e a incorporação de uma cultura não- poluidora, educando todos os participantes da produção no sentido de racionalizar o uso de insumos e diminuir desperdícios, otimizando, assim, a qualidade produtiva.

OBJETIVOS DA METODOLOGIA
• Otimizar o consumo de energia, água e matérias primas
• Reduzir desperdícios
• Minimizar resíduos
• Implementar processos de menor impacto ambiental

ITENS CONSIDERADOS
• Técnicas de redução de resíduos sólidos, líquidos e gasosos na fonte
• Adequação às leis ambientais
• Técnicas de monitoramento de emissões poluidoras
• Implantação de equipamentos de controle de emissões
• Capacitação, implementação de procedimentos e instruções de trabalho
• Operações de reciclagem interna
• Melhoria na saúde ocupacional
• Destinação de resíduos perigosos
• Participação na aplicação de sistemas de gerenciamento ambiental, avaliando soluções para os problemas identificados

ETAPAS DO PROGRAMA

PRÉ-AVALIAÇÃO
Elaboração do cronograma de trabalho e do orçamento específico. Também fornece uma estimativa do potencial de ganho econômico e ambiental da empresa com a adoção da Produção mais Limpa.

SENSIBILIZAÇÃO
Realização de pequenos seminários com o público interno da empresa cliente, a fim de promover a importância do conceito da Produção mais Limpa para o desenvolvimento sustentável da empresa e os benefícios que esta obtém através da consciência preventiva durante a produção.

TREINAMENTO
Seleção e capacitação da equipe ecológica ou o ecotime, equipe de funcionários da empresa cliente, escolhida para acompanhar e desenvolver os trabalhos com os consultores da Quality®.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E DE PROCESSOS
Levantamento de dados a fim de documentar e comparar os progressos obtidos pela empresa cliente após a implementação da produção mais limpa.

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA
Elaboração do Plano de Trabalho e Plano de Monitoramento

DOCUMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Comprovação dos benefícios e avanços obtidos, visando a integração definitiva do programa na empresa e a garantia da melhoria contínua.

Voltar
Voltar

Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual