Loja Quality Consultoria Empresa Cadastro Contato
ConsultoriaTreinamentoAuditoriaClínica EmpresarialEditoriaisSustentabilidadeLivrosFAQsClientes
> Últimas Notícias
> Loja Quality® Consultoria
> ISO 9001 completa 25 anos
LancamentoRS120723.png
Palestra com Prof. Oceano Zacharias

Conheça Nossa Loja
Livro: Livro eBook: Responsabilidade Social SA 8000, NBR 16001, ISO 26000
 
Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
Livro: Aprendendo Qualidade de uma Forma Sistemática
 
Livro: 01:00 Minuto com Qualito
 
Livro: Qualidade e Produtividade em Empresas de Recuperação de Créditos
 
Livro: Praticando Programa "5S"
 
Livro: Coletânea de Frases Sobre Qualidade Total
 



 
Como aproveitar a água de chuva

Em 2009 e 2010 (até agora) ninguém pode reclamar da quantidade de chuva. Dessa forma, em qualquer edificação, seja uma casa, comércio, prédios, fábricas ou um empreendimento, a água da chuva que cai sobre os telhados ou pisos é encaminhada para a sarjeta na calçada ou para a rede de águas pluviais, sendo desperdiçada pela rede pública. Assim, o aproveitamento da água de chuva, além de resultar em economia de água potável, contribui também para mitigar problemas relacionados com a escassez de recursos hídricos.

O armazenamento da água de chuva em cisternas pode ser visto também como uma forma de contribuir para a redução de enchentes nos grandes centros urbanos. A água pode ter diversas aplicações domésticas, desde que respeitados os usos e cuidados em seu manejo.

Uma pergunta pode ser feita: e como  funciona? A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo. Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário. Instala-se um sistema de recalque (bomba d’água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.

Além disso, devem ser tomados alguns cuidados. O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva. Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório; e o reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação. A construção de um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistema de recalque, deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes.

Conforme a norma ABNT 15527:2007, a água de chuva só deve ser usada em ambientes urbanos para fins não-potáveis, ou seja, não deve ser usada para beber, banho, lavagem e cozimento de alimentos, por exemplo). Entre seus principais usos estão:

  • Em áreas urbanas: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.
  • Em áreas rurais: além dos mesmos fins do ambiente urbano, destina-se a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro.
  • Em áreas industriais: além dos usos semelhantes a edificações em ambiente urbano, recomenda-se para resfriamento de caldeira e extrusoras, lavagem de peças, dentre outras aplicações.

Entre os benefícios do uso da água da chuva:

  • Permite aproveitar um recurso disponível, não utilizado e sem custo, que contribui para economizar na conta da água, além de servir como reserva em épocas de seca ou de falta d’água.
  • Contribui para reduzir a necessidade de água para fins não-potáveis dentro da edificação.
  • Contribui para reduzir enchentes nas grandes cidades, que têm o solo impermeabilizado pelo asfalto.
  • Educa ambientalmente quem tem contato com o sistema.

 

Livros indicados

O livro Aproveitamento De Agua De Chuva Para Areas Urbanas, escrito pelo professor Plínio Tomaz, pode servir de ponto de referência e auxílio no desenvolvimento de projetos de sistema de aproveitamento de água de chuva. Pela influência que tem ao tratar do assunto e riqueza de dados apresentados, é notável o grande conhecimento do autor sobre o assunto.

Um outro livro  é um guia prático ilustrado sobre diversas maneiras muito criativas de se coletar e aproveitar a água da chuva. O original, escrito em 1995 pelo Group Raindrops, Japão, foi publicado com a forte intenção de restabelecer a circulação da água local, fazendo das cidades lugares onde as pessoas pudessem viver em harmonia com a chuva, ou seja, sem enchentes ou falta de água. Estas páginas estão repletas de idéias inspiradoras que pretendem sensibilizar o maior número de pessoas a respeito da coleta e uso da água potável. Com certeza, você nunca mais será o mesmo depois de ler este livro; a chuva passará a ser sua amiga e você fará de tudo para economizar a água potável, atribuindo-lhe o seu devido valor que, aliás, é inestimável!

Também existe uma publicação gratuita denominada “Uso Racional de Água e Energia: Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água”, quinto volume da série do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB). Produzido pelos pesquisadores do Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento do Centro de Tecnologia do Ambiente Construído (CETAC) do IPT, em rede com seis outras instituições de pesquisa, o livro tem sua versão eletrônica disponibilizada em http://www.finep.gov.br/prosab/livros/prosab5_tema%205.pdf

 

Fonte: Qualidade Online



Voltar
Voltar

Home                Topo
Consultoria   |    Treinamento    |    Auditoria    |    Clínica Empresarial    |    Editoriais    |    Sustentabilidade    |    Livros    |    FAQ′s    |    Clientes

Quality ® Consultoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial                                                                                         by Sentido Virtual