Glossário – T

TAMANHO DA AMOSTRA – Quantidade de material ou número de unidades de produto ou serviço especificado para ser selecionado de uma população, lote ou distribuição, com um determinado objetivo como, por exemplo, inspeção.

 

TAREFA – Trabalho, ação ou conjunto de ações a serem realizadas para o cumprimento de determinada missão, objetivo ou meta, num determinado prazo.

 

TÉCNICAS ESTATÍSTICAS – Técnicas muito utilizadas em qualidade que compreendem a coleta de dados, tabulação, apresentação, análise, interpretação e conclusão, incluindo melhor conhecimento dos requisitos, expectativas e satisfação de clientes, além dos dados da concorrência.

 

TECNOLOGIA – Conjunto de conhecimentos empíricos e/ou científicos ordenados sobre fenômenos físicos, químicos e sociais, que podem ser usados na produção sistemática de bens e prestação de serviços.

 

TENDÊNCIA – Erro sistemático que contribui para a existência de diferenças entre resultados de testes ou medições e o valor de referência aceito.

 

TENDÊNCIA CENTRAL – Propensão de concentração dos valores relativos a uma amostra ou população em torno de um determinado valor entre os extremos (menor e maior valores).

 

TEOREMA DO LIMITE CENTRAL – Teorema que estabelece que médias de amostras tenderão a ser distribuídas normalmente em torno da média da população, com variância menor do que a variância individual.

 

TESTE DE HIPÓTESES – Procedimento estatístico para testar hipóteses sobre um parâmetro populacional e para decidir-se quanto à rejeição ou não-rejeição das hipóteses.

 

TOLERÂNCIA – Variabilidade total permissível em um processo ou em uma característica da qualidade de uma unidade de produto ou serviço.

 

TOTAL QUALITY MANAGEMENT – TQM (Gestão da Qualidade Total) – Um dos mais populares nomes aplicados aos princípios e práticas da gestão da qualidade. Diz respeito à satisfação do cliente ao mais baixo custo, privilegiando uma ênfase especial nas pessoas, na sua formação e no seu envolvimento total com os objetivos da empresa.

 

TOTAL QUALITY MANAGEMENT (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) – Processo sistemático de melhoria da satisfação de clientes externos e internos, por meio do uso de gerenciamento e cultura que incorporem princípios de melhoria contínua da qualidade por toda a organização, baseado no envolvimento de todos os seus membros e visando ao sucesso e benefício de longo prazo de todos os membros da organização e da sociedade.

 

TRABALHO DE GRUPO – Realização de tarefas e solução de problemas em regime de colaboração de pessoas com especializações diversas e complementares.

 

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