Glossário – S

SATISFAÇÃO DO CLIENTE – 1) Princípio segundo o qual as decisões devem ser feitas de forma a aumentar a satisfação dos clientes; e 2) Objetivo-chave de uma organização que pratica a gestão da qualidade.

 

SATISFAÇÃO DO CLIENTE – 1. Estado de aceitação positiva com relação a determinada situação. 2. Atendimento aos requisitos da qualidade esperados ou acordados com os clientes. 3. Reação do usuário que recebe produtos e/ou serviços visivelmente superiores a quaisquer outros do mercado e no prazo.

 

SEGREGAÇÃO DE PRODUTO NÃO-CONFORME – Ação a ser tomada para tratar de um produto não conforme, com o objetivo de solucionar a não conformidade.

 

SEGURANÇA – Imunidade quanto a riscos inaceitáveis a danos humanos.

 

SEIS SIGMA – Metodologia de redução de defeitos em produtos e serviços para um nível de 3,4 partes por milhão.

 

SELEÇÃO DE AMOSTRAS – Processo, normalmente com pretensão de ser aleatório, por meio do qual é (são) selecionada(s) amostra(s) de itens, produto ou quantidade de material de uma população, com o objetivo de se determinar valor(es) d(s) característica(s) da qualidade de interesse.

 

SERVIÇO – Atividade caracterizada pela execução de tarefas, consideradas estas independentemente dos itens aos quais se refiram.

 

SET-UP – Tempo de preparação e troca de ferramentas em uma máquina, cujo início é definido a partir da última peça com qualidade produzida na operação anterior, até a primeira peça com qualidade produzida na operação subseqüente.

 

SISTEMA – Entidade física ou conceitual composta de partes interdependentes, que interagem dentro de limites preestabelecidos, para se atingir certas metas comuns.

 

SISTEMA DA QUALIDADE – Estrutura organizacional, procedimentos, responsabilidades, processos, atividades e recursos para implementação da gestão da qualidade e atingimento de objetivos da qualidade – garantia de que projetos, processos, produtos e serviços irão satisfazer as necessidades e as expectativas explícitas e implícitas dos clientes, em consonância com a missão, os objetivos e as metas da organização.

 

SISTEMA DE AMOSTRAGEM – Coleção de esquemas de amostragem com indexação por amplitudes de tamanho do lote, níveis de inspeção e níveis de qualidade aceitáveis.

 

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO – Conjunto de regras e procedimentos para a condução das atividades de certificação e para o seu gerenciamento.

 

SISTEMA DE CONTROLE DA QUALIDADE – Conjunto de normas, procedimentos e instruções por meio dos quais equipamentos, processos e operações são operados e monitorados para a produção de produtos ou prestação de serviços em conformidade com especificações e tolerâncias.

 

SISTEMA DE MEDIÇÃO – Conjunto de elementos físicos (instrumentos de medir acessórios) necessários para se atingirem os objetivos de uma medição, por meio da aplicação de processos de medição, em dadas condições.

 

SOLUÇÃO DE PROBLEMA – Processo sistemático utilizado para eliminar um problema, ou seja, eliminar suas causas básicas ou primárias.

 

STORYBOARDING – Método de organização e exposição de planejamento para solução de problemas da qualidade, atas de reuniões e da evolução dos trabalho de equipes da qualidade.

 

SUBCONTRATAÇÃO – Utilização de serviços de empresas constituídas ou de profissionais autônomos, mediante remuneração.

 

SUBGRUPO – Porção de um conjunto de observações, elementos, indivíduos ou quantidade de material que apresentam uma ou mais características em comum.

 

SUCATA – Material, item, componente ou produto defeituoso ou que apresente uma série de não-conformidades que o torne inadequado ao uso e cujo trabalho ou reparo não seja viável economicamente.

 

Voltar