Glossário – L

LABORATÓRIO – Conjunto de recursos disponíveis para medições.

LIDERANÇA – Capacidade de criar finalidades, reger seres humanos, atingir metas e compartilhar com todos os benefícios e as conseqüências das realizações, por meio de informações compiladas, pactuadas e transmitidas por toda a organização.

LIMITE DE CLASSE – Cada um dos valores máximo e mínimo das fronteiras de uma classe.

LIMITES DE CONFIANÇA – Limites superior e inferior de uma amostra estatística que, para um determinado coeficiente de confiança, inclui o parâmetro da população.

LIMITES DE CONTROLE – Limites, em um gráfico de controle, utilizados como critérios para sinalizar a necessidade de ação e para julgamento a respeito do estado de controle estatístico de um conjunto de dados.

LIMITES DE ERRO PERMISSÍVEL – Valores extremos de um erro permitido por especificações, contratos, regulamentos, etc., para um dado equipamento de medição.

LIMITES DE ESPECIFICAÇÃO – Limite máximo e mínimo, no caso de especificação bilateral, ou somente máximo ou mínimo, no caso de especificação unilateral, fixado(s) pelo fabricante/prestador de serviço e/ou pelo cliente que necessita(m) ser atendido(s) pela característica da qualidade (item de controle) de forma a cumprir com os requisitos da qualidade.

LINHA CENTRAL – Linha em um gráfico de controle representando a média num período de longo prazo ou um valor padrão da medida estatística que esteja sendo plotada.

LISTA DE VERIFICAÇÃO – Documento que relaciona ações e providências relativas a tarefas e atividades de execução, análise, controle, auditoria ou garantia da qualidade, estabelecidas em manuais, procedimentos ou instruções do sistema da qualidade, com o objetivo de chamar a atenção, orientar, padronizar e registrar essas ações e providências.

LOTE – Quantidade definida de material, itens, unidades de produto ou serviço a serem produzidos, em fase de produção ou já produzidos, sob condições uniformes e dentro de um mesmo período de tempo.

 

Voltar