Glossário – G

GAP – Diferença entre o desempenho atual e o desempenho competitivo de um processo.

GARANTIA DA QUALIDADE – Conjunto de ações sistematizadas necessárias e suficientes para prover confiança de que um produto ou serviço irá satisfazer os requisitos definidos da qualidade que, por sua vez, devem refletir as necessidades e as expectativas implícitas e explícitas do cliente.

GERENTE DA QUALIDADE – Pessoa com competência, responsabilidade e autoridade necessária para proteger, desenvolver, implementar e estabelecer um sistema da qualidade e/ou para gerenciá-lo e fazê-lo operar de forma, no mínimo, satisfatória.

GESTÃO DA QUALIDADE – Totalidade das funções envolvidas na determinação e obtenção da qualidade.

GESTÃO DE RISCOS – Processo por meio do qual são tomadas decisões de aceitar um risco ou perigo potencial conhecido ou de eliminá-lo ou reduzi-lo.

GRÁFICO DE CONTROLE – Tipo especial de gráfico de linha (diagrama) utilizado para apresentar e registrar tendências de desempenho seqüencial ou temporal de um processo, indicando se o mesmo está sob controle, ou seja, dentro dos limites especificados.

GRÁFICO DE CONTROLE POR ATRIBUTOS – Gráfico de controle no qual os dados coletados não podem ser mensurados, seja pela própria natureza do processo, seja por fatores econômicos e de racionalização.

GRÁFICO DE CONTROLE POR VARIÁVEIS – Gráfico utilizado para controlar o desempenho de um processo quanto a sua variabilidade nos casos em que a característica sob investigação é uma quantidade mensurável.

GRÁFICO DE GANTT – Tipo de gráfico de barras utilizado em planejamento e controle de atividades, servindo também para mostrar a quantidade de trabalho realizado em tempo e o quanto falta para o término.

GRÁFICO DE LOTE – Designação de um histograma quando os dados nele contidos forem referentes a um determinado lote de unidades de produto ou serviço.

GRÁFICO DE MÉDIAS – Gráfico de controle no qual a média de subgrupos X é usada para avaliar a estabilidade do nível do processo.

GRÁFICO DE PIZZA – Gráfico circular que mostra as magnitudes ou freqüências relativas de dados, em forma de fatias de pizza.

GRÁFICO DE SOMA CUMULATIVA (SOCUM) – Gráfico de controle sobre o qual são assinalados os valores calculados estatisticamente para uma série de amostras sucessivas e no qual a ordenada de cada ponto registrado representa a ordenada do ponto imediatamente anterior, acrescido do valor estatisticamente calculado da última amostra.

 

Voltar